Cirurgia Intima Feminina (ninfoplastia)

Com o acesso mais fácil a informação, muitas mulheres descobriram que havia tratamento para uma condição que as causava muito constrangimento: a hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios. Esta condição, que afeta a região íntima da mulher, além de causar vergonha em algumas mulheres, pode também interferir na sua sexualidade, causando desconforto ou mesmo dor durante o ato sexual.

Pré operatório:

– São solicitados exames de laboratório de rotina. Dependendo da sua idade e condições de saúde, podem ser solicitados também exames cardiológicos e outros específicos.

– Devem ser comunicados ao cirurgião todos medicamentos em uso, inclusive fitoterápicos. Alguns medicamentos, principalmente anticoagulantes e AAS devem ser suspensos no mínimo 7 dias antes do procedimento.

– Deve ser obedecido o jejum absoluto (sólidos e líquidos) de 8 horas antes da cirurgia.

Procedimento Cirúrgico:

– Você discutirá com o cirurgião e o anestesista o tipo de anestesia mais indicado para o seu caso. A técnica mais comum para este procedimento é anestesia peridural.

– Dependendo do tamanho do aumento dos pequenos lábios, diferentes técnicas precisam ser utilizadas. Independente da técnica, o excedente de tecido é ressecado (retirado) e uma sutura com pontos delicados e com fio absorvível é realizado.

Pós operatório:

– Você provavelmente receberá alta no mesmo dia da cirurgia.

– A dor no pós operatório é resolvida com analgésicos comuns, um dolorimento é esperado nas primeiras semanas.

– Por ser uma área muito vascularizada e com tecidos delicados, certamente ocorrerá edema (inchaço) no pós operatório. Esse edema irá diminuindo com o passar dos dias.

– O retorno ao trabalho é feito em aproximadamente 3 a 5 dias, dependendo da sua atividade.

– A atividade física é retomada gradualmente após a cirurgia, mas durante os primeiros 15 dias exercícios vigorosos estão contra indicados.