Otoplastia – tratamento de orelhas de abano

A otoplastia é a cirurgia que corrige as orelhas em abano, também conhecidas como orelhas proeminentes. As orelhas em abano são uma das mais comuns malformações congênitas (de nascimento) da face. Não é raro que crianças com esse problema tenham dificuldades de socialização na escola e até mesmo problemas psicológicos.

A otoplastia pode ser realizada em adultos e crianças a partir de 6 a 7 anos, reposicionando as orelhas em sua posição anatômica.
É essencial que durante a consulta médica você discuta todas suas expectativas quanto ao resultado da cirurgia. Só assim, junto com seu cirurgião plástico, poderá ser definido um plano cirúrgico possível, que se aproxime das suas expectativas e ao mesmo tempo seja seguro e propicie um resultado natural.

Pré operatório:

– São solicitados exames de laboratório de rotina. Dependendo da idade do paciente e condições de saúde, podem ser solicitados também exames cardiológicos e outros específicos.

– Devem ser comunicados ao cirurgião todos medicamentos em uso, inclusive fitoterápicos. Alguns medicamentos, principalmente anticoagulantes e AAS devem ser suspensos no mínimo 7 dias antes do procedimento.

– Deve ser obedecido o Jejum absoluto (sólidos e líquidos) de 8 horas antes da cirurgia, em caso de ser realizada anestesia geral ou sedação.

Procedimento Cirúrgico:

– A otoplastia é realizada geralmente com anestesia geral em pacientes menores de 10 anos, e com anestesia local ou local com sedação em maiores de 11 anos.

– A incisão cirúrgica é realizada na parte de trás da orelha, em local de que torna a cicatriz praticamente imperceptível. Em alguns casos é necessário ressecar uma parte da cartilagem auricular, em outros, apenas o reposicionamento com pontos.

Pós operatório:

– A alta acontece algumas horas após o procedimento.

– O paciente vai para casa com um curativo em forma de touca, que será retirado em dois dias.

– Após a retirada do curativo, a orelha apresentará edema (inchaço) e equimose (roxos), mas já se notará o resultado da cirurgia, com as orelhas posicionadas no local correto, de forma a harmonizar com a face.

-Será necessário o uso de uma faixa tipo tenista para dormir por um mês, e durante o dia por uma ou duas semanas.